Arquivo do blog

Minhas Redes Sociais

quinta-feira, 31 de março de 2016

COMO PODE? 66,6% DE AUMENTO?



Queremos entender mais não conseguimos. Veja bem, um aumento no salário mínimo é efetuado dentro de um projeto do Orçamento Anual da União elaborado pela Presidência da República e possuem regras não muito favoráveis ao trabalhador, idem o dos beneficiários da Previdência Social (Um órgão que podemos dizer vive as suas próprias custas – pagos pela totalidade de trabalhadores). E para serem aprovados precisam do “crivo” Congresso Nacional e que volta para o Gabinete Presidencial para ser sancionado ou vetado – Um caminho democrático.  
E o aumento dos parlamentares? Existe uma tal de DLG – Decreto Legislativo – que é um ato normativo de competência exclusiva do Poder Legislativo com eficácia análoga a de uma Lei ( Devem ser discutidos em ambas as casas do Congresso Nacional – Deputados e Senadores). Se aprovados, são promulgados por ambas as presidentes das casas (individualmente) e não há participação do Poder Executivo (Presidente da República). Não há portanto possibilidade de veto. Então para encaminhar um aumento para seus vencimentos tornam-se simples... Em uma sessão – Até especial si for necessária – aprovam esse “Decreto Legislativo” em seu bel prazer, nunca abaixo de 60% (!!!) e ponto final. Isso fora as mordomias. Tornando-se esse  ato em uma Lei, onde o efeito domino ou cascata ( como queiram chamar ) beneficiam aos parlamentares estaduais e municipais, os quais podem exigirem também aqueles índices, ora aprovado pela câmara superior  – Uma bela têta.
Isso é natural em qual País sério do mundo? Como pode um sujeito possuir o poder de aumentar os seu próprios vencimento a revelia e sem dar satisfação a nenhum órgão ou mesmo à sociedade?  E dizer que esta cumprindo a Lei, que Lei? A proclamada por eles talvez até em aclamação aos brindes de champanhe?
Existe Parlamentares (Em países sérios) que não recebem salários – deputados estaduais e vereadores -. Os  federal e senadores ganham 50% a mais que um professor. Nenhum possui privilégios como: Veículos, passagens grátis. Muitos andam até de ônibus. A finalidade deles é parlamentar para o povo e não para si.
Será que estou errado em falar tudo isso? Ou podemos dizer que o que acontece em nosso país é uma aberração?
O Congresso brasileiro é o segundo mais caro em um universo de 110 países. Só perdemos para o USA (a maior potencia mundial economicamente falando), vala me Deus!

Nenhum comentário: