Arquivo do blog

Minhas Redes Sociais

terça-feira, 5 de abril de 2016

PREVIDÊNCIA SOCIAL - A MÃE DE TODOS...



Tenho a impressão que a Previdência Social é a mãe de todos, pois em tudo que haja algum beneficiário que necessite de ajuda, vai para a Previdência. Acreditamos que não pode ser assim. É necessária uma diretriz organizacional para sanar as finanças da entidade. Antes de tudo necessitamos esclarecer alguns pontos.
Previdência Social: É um seguro social destinado ao trabalhador das empresas privadas brasileiras que contribuem mensalmente. É pública mais possui o objetivo de fazer o recolhimento de direitos e conceder esses direitos aos seus segurados. Existe um Ministério para tal.
BPC – Beneficio de Prestação Continuo antigo LOAS - É um beneficio assistencial que se encontra vinculado a Previdência Social. Por sua vez, não exige contribuições pagas à Previdência e é concedido com base em critérios assistencialista. Possui a finalidade de assegurar a sobrevivência do requerente. O valor é mensal de um salário mínimo, não dá direito ao 13º, não é transferível em caso de falecimento e/ou pensão. Os contemplados são pessoas idosas acima de 65 anos ou ainda pessoas que tenham alguma deficiência que as incapacite para o trabalho e para a vida diária. Com um agravante... Nunca contribuíram com a Previdência Social.
Ministério do Desenvolvimento Social: Coordena o Sistema Único de Assistência Social (SUAS), Coordena também ações de superação a pobreza extrema e pasmem, é a mantenedora do programa Bolsa Família.
Perguntamos então. O porquê do BPC não estar incorporado ao SUAS? É prescindível retirar recursos da Previdência Social? Achamos ilógica tal ação, pois agindo assim esta depreciando todos os beneficiários da instituição que por muitos e muitos anos contribuíram com seus recolhimentos mensais. Fica, portanto a Previdência Social, podemos dizer “inchada” com algo que não lhe diz respeito. Que fique claro que não somos contra os contemplados desse projeto (BPC), mais contra de como esta estruturada o plano diretor. Como diz um ditado: “Vamos dar a Cesar o que é de Cesar”.
Além de tudo, vêm à maléfica estrutura de corrupção a dilapidar as finanças desse órgão beneficiário. Os índices do governo dizem que a Previdência esta em déficit. Mais por quê? Se milhões e milhões trabalhadores contribuem religiosamente com seus recolhimentos mensais? É inconcebível a entidade não possuir posses para gerenciar-se. Não é possível que existam tantos aposentados que ultrapasse a arrecadação mensal. Ai que esta o ponto nevrálgico. O desvio da arrecadação para outros fins. Temos certeza que se o programa do BPC fosse para o SUAS, Consequentemente para Ministério da Ação Social assim como esse ministério adotou o Bolsa Família, a Previdência respiraria melhor suas finanças e poderia assim aumentar por menor que seja os índices de reajuste de seus aposentados e pensionistas e que sabe não existiria Déficit no órgão. Dá para imaginar?         

Nenhum comentário: