Arquivo do blog

Minhas Redes Sociais

quarta-feira, 25 de maio de 2016

SOCIALIZAÇÃO DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA



Todo sabe que o benefício do Programa Bolsa Família, a qual tem objetividade a inclusão social de famílias em situação de extrema pobreza. Além de abrandar a situação socioeconômica e também o acesso aos direitos sociais básicos como saúde e educação. Também sabemos que esse programa veio de uma unificação de outros programas governamentais a exemplo do: Bolsa Escola – Lei 10.219, Cartão Alimentação – Lei 10.689, Auxilia-Gás – Dec. 4.102. Esses programas ora citados decorriam de um esquema introduzido e fiscalizado pelo Governo Federal. O controle do dinheiro público então era visivelmente ajuizado. No atual Programa da Bolsa Família, existe o cartão magnético e onde o beneficio é retirado e sem controle nenhum e ou fiscalização do governo, proporcionado uma liberdade cega. Isso em nosso país não funciona a contendo, pois como sabemos nosso povo é muito volúvel e alguns sem dúvida alguma desvirtuam o beneficio para outros afins.  
Em outros países como os Estados Unidos - SNAP – Supplemental Nutrition Assistance Program- e Inglaterra - child benefit – Programas também de combate a fome, são estruturado em cima de cupons, assim como os nossos programas anteriores. Isso facilita a cobrança do governo em referencia às irregularidades que por se existirem. Não é reprimir ou mesmo humilhar o cidadão, mais mostrar a ele que aquele benefício é realmente necessário, mais bem administrado. Pois é um dinheiro público e que vem dos impostos e tributos.  
 A demagogia em nosso país é por demais significantes. Tire por exemplo que já existem articulações do PT – leia-se Dilma x Lula – a estratégia de que o novo governo iriam tirar 36 milhões de pessoas da Bolsa Família numa canetada só. Pergunto: Estar tão desgovernado e irregular assim esse programa, para extrair tantos beneficiários? Vejo isso como artífices de combates entre esses dois governos e que não leva a nada. Só prejudica a nação.
Mais o que mais incomoda a sociedade brasileira, é que si determina um programa desse contra a fome – Bolsa Família -, mais não se faz nada para reduzir essa contingencia de pessoas a saírem da miséria em que vivem. É necessário um Programa de Socialização eficaz e bem estruturado. Como diz um ditado popular: “Não se dar o peixe... Ensina a pescar”.  
Assim é mais fácil a administrar, porque além de escravizar também podem manipular as pessoas contidas no programa.  Existe também a morosidade daqueles beneficiários que acostumados à ociosidade não procuram afastar-se daquilo que acham ser um meio de vida.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Nota do redator:
Não somos a favor dos que integram o novo governo e também não somos contra os que compõem o governo afastado. Queremos mudanças, pois a esperança vem sempre a nossa frente. Do jeito que estava claro não poderia ficar.   

Fonte: g1.globo.com, uol.com.br,  opovo.com.br

Nenhum comentário: