Arquivo do blog

Minhas Redes Sociais

sexta-feira, 13 de maio de 2016

É NECESSÁRIA UMA REFORMA NO TRIBUTÁRIO, COM URGENCIA!



É inadmissível a conta que pagamos por “nossos pecados”(?) ao governo. Se observarmos o que estamos pagando de impostos e contribuições ao erário público e em contra balança verificar o pouco retorno que nos são devolvidos em serviços públicos, realmente é avassalador a diferença. São ínfimas as benfeitorias recebidas, pois os misters referentes à saúde, educação e infraestruturas entre outras causas, o quociente é quase zero.
Vejamos: Pagamos em média de impostos embutidos no combustível (53%), Energia elétrica (42%), Água (29%), Alimentos (24%), Limpeza e higiene (42%) e assim vai. Na média geral da comida a um eletrodoméstico que compramos, o imposto do governo estão embutidos no valor que pagamos é entre 35% a 45%.  Isso que dizer que em uma feira de mantimentos que efetuamos no valor de R$ 500,00 vai para o governo a bagatela de 175,00 ou até 225,00. Esta embutida ICMS, PIS, CONFINS – O comerciante tranquilamente faz o repasse para nós consumidores e ponto final.
Em nosso Brasil, existem quase 100 diferentes taxas, impostos e contribuições. Todos nós, diretamente ou indiretamente somos o coletado, pois somos os consumidores finais.
Segundo fontes seguras à tabela que corrige salários a pagar no Imposto de Renda não acompanhou a inflação e ainda ficou defasada. Isso significa que muitos trabalhadores que eram isentos, hoje passaram a pagar o IR. Vemos também aqueles impostos que sobem ao bel prazer  dos governos como o IPTU, IPVA e Planos de Saúde – Para aqueles que ainda podem ser privilegiados em pagar  um plano-.
O brasileiro é o cidadão que mais paga impostos e o que recebe os piores serviços públicos em troca – A conclusão foi feita pelo próprio IBPT ( Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário ). Não poderia deixar de ser verdade, pois um país em que o cidadão paga um imposto alto e ainda ter que pagar plano de saúde, escola, seguro e etc, não poderia estar em outra posição a não ser nos últimos lugares de classificação da qualidade de vida.
Existe são claro no Congresso Nacional projetos para reforma tributária, mais se encontra engavetada, pois os interesses de nossos legisladores são outros, como por exemplo: Financiamento de campanha, a reeleição, desvios da Petrobras e a construção do shopping no Congresso Nacional, Projetos de interesses pessoas e para suas bases eleitorais, enfim não estão preocupados com tributos, pois são isentos de muitas taxas e impostos, além de receberem vencimentos astronômicos. Bom... É o Brasil que nos temos.
Fontes: IBPT, portais da G1 e R7 entre outros.   

Nenhum comentário: