Arquivo do blog

Minhas Redes Sociais

quinta-feira, 2 de setembro de 2021

BRASIL – UM GRITO MUDO Edição: quinta-feira 02/09/2021

 

É um fato de que o Brasil encontra-se em uma ebulição politica e institucional sem precedentes e que esta deixando o povo numa expectativa tenaz e medo de rupturas sociais e democráticas a ponto de realizarem manifestações politicas em plena pandemia. Preparações estão sendo feitas para o dia da Independência.

Nossa Constituição depois da redemocratização trouxe em seu bojo pequenos desajustes as quais hoje sentimos sequelas. Começando pelo Artigo Primeiro e em seu Paragrafo único: “Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição”. Na Constituição anterior (1967 e isso em pleno Regime Militar) o Artigo Primeiro em seu Inciso 1º, expressava assim: “Todo o poder emana do povo e em seu nome é exercido”. Um paradoxo para aqueles que dizem que o Regime Militar foi uma Ditadura Militar, uma inverdade induzida ao povo “goela a baixo”. E que não absorvo.

Hoje o povo brasileiro vive “engessado” por essa Constituição, pelo qual o próprio presidente da Republica na época (José Sarney) apelidou de Frankenstein - Numa alusão de que a mesma foi construída em retalhos ou pedaços, conforme ocorreu com o monstro. - [...] Foram incluídos na Constituição todas as reivindicações corporativas, tornando o país ingovernável. [...] Trecho de uma entrevista do Ex-presidente José Sarney (1985/1990) e editada pelo site do senado em 2008, realizada em comemoração aos 20 anos da Constituição em vigor.

Então... O somatório desses “representantes” colocam-se dentro de suas empáfias e com alienações. Todos eles ignoram os anseios de quem os elegeu. E aqueles designados para funções publicas sem um voto sequer, julgam-se serem os tutores da verdade e anseios populares. Esdruxula e inadequada essa percepção. Fazem reuniões e jantares secretos e decidem tudo aos seus bels prazeres, ignorando a rogação da sociedade. Essa é a verdade! 

O povo quer o fim do foro privilegiado?... A Câmara não vota. O voto auditavel? Não aprovam e até debocham daqueles três milhões de assinaturas.  E a punição dos Corruptos? Muitos deles são soltos, às vezes até monocraticamente... Muitas incoerências.

Prestem atenção. Quando a confiança é quebrada é como uma taça de cristal, não existe mais conserto. E dentro desse imbróglio ocorre o processo de anomia social, onde as leis não possuem mais valores e protagonizam-se então o “vale tudo”. Apodrece o Estado de Direito... Estamos vivenciando esse clímax. E então se perguntam por que a população anda tão revoltada com políticos e autoridades. O despotismo contra o povo é real e eminente, essa é a razão. 

Vivemos numa era das Digitalizações, das Redes Sociais. Todos escrevem... Todos opinam. Todos conseguem que seus pensamentos ganhem força e visibilidade dentro dessas ferramentas. O mundo mudou e o Brasil acompanhou a evolução.

Basta... Vamos expurgar esses “Josés Dirceus” da vida e frases ditas como: “Nós vamos tomar o poder que é diferente de ganhar as eleições”. É temeroso para nossos destinos tal frase! E não pode ser concretizada nem dita. Uma afronta inadmissível.

Sabemos que o Sete de Setembro vindouro será de reinvindicações do povo brasileiro em todos os quadrantes nacional. O Povo vai às ruas sim, porem com a Constituição debaixo do braço, pois como se sabe, atitudes existem, mais as realizações só dependem de seus “representantes” e que hoje vivem nas mordomias, deliciando-se de seus privilégios e conchavos. Espero que acordem desse sono falaz “do nada fazer”... “De não bater um prego em uma barra de sabão”, “só comer e dormir”.

Na verdade o brasileiro vai para rua nesse dia consagrado a Independência, e é bom que esses políticos tomem ciência da revolta de seus concidadãos e eleitores. O cargo politico não é VITALÍCIO! Renovam-se. A resposta vira. Quem é hoje, não será amanhã. A hora dos acenos já passou. Chegou a hora da “onça beber água” conforme o atual refrão da população para essa próxima manifestação.

Esse pessoal envolvido tanto na politica como as autoridades – Executivo/Parlamentar/Justiça - necessita mostrar através de suas atitudes, que possuem apreço pela Democracia, pelo Estado de Direito e sobre tudo pela Sociedade Brasileira. E que parem com a hipocrisia... Autoritarismo e desprezo pelo povo brasileiro.

O GRITO DE ALERTA VAI SER DADO!            Já que o poder do povo foi transferido, porem o VOTO não! Por fim, não é á toa que nosso Hino da Independência sintetiza e sussurra em nossos ouvidos: “Ou ficar a pátria livre, ou morrer pelo Brasil”. Não é uma apologia a violência, mas um discernimento alusivo as circunstâncias em que vivemos. Claro ecoa-se esse trecho do hino, não para revoltas mais para Sentimentos... Encorajamento e Estilos.

FONTE DE PESQUISA:

https://www12.senado.leg.br/

https://vidadestra.org/quando-cordeiros-viram-leoes/

PENSAMENTO

NÃO ESPERE POR UMA CRISE PARA DESCOBRIR O QUE É IMPORTANTE EM SUA VIDA

(Platão)

 

Um comentário:

ASSIS CLEMENTE disse...

No dia da independência a pandemia politizada pintará o sete. Salve oh Macunaíma Brasileira!!!!