Arquivo do blog

Minhas Redes Sociais

quinta-feira, 9 de setembro de 2021

O GRITO CANDANGO quinta-feira 09/09/2021

 

Candango foi o nome dado aos brasileiros que foram ao planalto central construir Brasília. Eram brasileiros do Norte a Sul, Leste Oeste, especialmente os nordestinos!

 

Já é notório que somos um país dos protestos, pelo fato de que passamos a protestar constantemente por diversos ou variados motivos. Desde a liberdade sexual, o valor do salário mínimo, aumentos diversos – relembramos, por exemplo, o movimento de 2013 feito pelos jovens em todo Brasil, referente a aumento da passagem de ônibus – entre outros assuntos.

Nós brasileiros estamos insatisfeitos com tudo, a politica administrativa dos poderes constituídos, da politica social e econômica. Claro que em outros países também vez ou outra existam manifestações da população de grande repercussão. Assim foi na África do Sul (APARTHEID em 1990), Na nossa vizinha Argentina (PANELAÇO em 1996).

Aqui também outrora houve grandes manifestações. Exemplificamos O POPULISMO da era Vargas; DAS DIRETAS JÁ que culminou em 1988 com a promulgação da nova Constituição Brasileira. 

Afinal o que a história vai nos contar sobre o movimento de 7 de setembro de 2021?

O dia após o grito CANDANGO? Só espero que não deturpe como fizeram sobre o caso do Regime Militar, pois se sabe que no Brasil só houve uma ditadura a de GETÚLIO VARGAS (1937/1945). Segundo minha concepção a militar foi apenas um Regime Militar e onde houve a continuação dos três poderes: Executivo/Parlamentar/Judiciário em sua plenitude. Em concordâncias mútuas...    

... E o sete de setembro de 2021 chegou. E nesse 199º (centésimo nonagésimo nono) ano da Independência Nacional, o que vimos foi realmente uma verdadeira apoteose de civilismo do povo brasileiro. Todos vestidos do verde-amarelo de nossa bandeira, refletindo ao mundo inteiro o patriotismo puro e verdadeiro de uma nação democrática. Todo poder emana do povo!  

Foi realmente incomensurável o clima de tranquilidade e de patriotismo daquele “mar de gente” em vários cantos do país. Engraçado é que nos “7 de setembros” de nossa independência politica, sempre víamos tradicionalmente grandes desfiles de nossas tropas militares desfilarem garbosamente em amplos desfiles, apresentando armas, blindados e aviões de caças a cruzarem nosso infinito céu azul. O que vimos nesse Sete de Setembro foi à inversão dos fatos. Quem desfilou foi o povo brasileiro e aqui para nós, num ato de grande patriotismo de altivez e demonstração ordeira e de tranquilidade. Numa coragem de guerreiros audaciosos devido a Pandemia que tanto nos afeta diariamente. Não foi um ato antidemocrático, foi puro patriotismo!

Bem... O recado foi dado pelo povo brasileiro, restam agora apenas os conformes de nossas lideranças e autoridades, que com a cabeça fria e pensando na felicidade da grande nação Tupiniquim, procurem reestabelecer ordens eficazes e honestas dentro do padrão democrático. Nosso futuro e da nação está nas mãos desses senhores.

Sabemos que muitas “águas iram rolar embaixo da ponte” da nossa frágil democracia. As arestas da ruptura institucional ainda continuam claras. Entre fatores existe a possibilidade da reunião do Conselho da Republica (Lei 8.041/1990) a qual possui poderes para entrelaçar um novo destino a nação. Existiram antes reuniões e mais reuniões de parlamentares, ministros, supremo entre outros apartes. Para quem não sabe o Conselho da Republica tem como definição: “É um órgão superior de consulta do Presidente da Republica, tem sua organização e funcionamento estabelecidos por lei. Compete ao Conselho pronunciar-se sobre intervenção federal, estado de defesa e estado de sítio e questões relevantes para a estabilidade das instituições democráticas”. Logicamente diante dessa definição, sentimos que estamos realmente em uma encruzilhada de significações que poderão acontecer para o bem ou o mal da nação. O objetivo então  tem que ser certeiro! Chegou a hora sim, de então dizer finalmente que: “A onça vai beber água” ou mesmo o “A cobra vai fumar”. É bom lembrar que esse ultima jargão popular foi o grande “lema” de nossos pracinhas na II Guerra Mundial.   

É fato que em seu discurso em Brasília neste 7 de setembro, o presidente Jair Bolsonaro anunciou que convocará o Conselho da Republica. Diante do que foi visto, em referencia a concordância do povo, o presidente esta consciente além de que possui uma estratégia. Então, não se engane aqueles que o querem derrubar.

É visível ao mundo as guerreias entre nossas instituições democráticas, e pelo qual traz um prejuízo imenso à nação. Podemos sintetizar em palavras populares que virou “A casa de Noca ou da mãe Joana” – alusivo a onde todo mundo manda e ninguém se entende. Ou mesmo mais dramático como “Uma briga de foice”... (pense num negocio feio).

Outra coisa se enganam aqueles que pensam que todo essa manifestação seja particularmente por simpatizantes ao presidente Bolsonaro. Essa manifestação por certo vem de dentro da alma do povo por um Brasil melhor. O povo esta consciente e foram as ruas para demonstrarem isso. Se Bolsonaro tem o que haver com isso? Claro, porque ele esta tentando algo diferente daqueles seus antecessores que fizeram da nossa nação uma verdadeira baderna, desordem e destruições de valores tanto moral como financeiro. Essa é a razão. Cego é aquele que possui dois olhos para enxergar, porem nada vê! 

Então pensem dessa maneira. Quanto mais batem, esfolem o Bolsonaro, mais ele se agiganta. Esse é o fator: O povo esta cansado dos aproveitadores, dos cambalacheiros, dos corruptos, dos mafiosos políticos... O povo esta vendo nele uma “válvula de escape” disso tudo.  E se batem nele (Bolsonaro), vai doer naquele cidadão comum que o tem como um escudo contra tudo isso... Por isso o chamam de Mito. Talvez muitos pensem que toda aquela multidão de pessoas tenha como razão a pessoa do presidente, porem ali não estavam só os bolsonaristas, mas o grito de um povo oprimido por tantas insensatez de seus governantes e autoridades. Essa é a razão... Quem não entendeu, avise para que eu possa desenhar!

FONTES DE PESQUISAS

https://www.stoodi.com.br/

https://www.correiobraziliense.com.br

PENSAMENTOS

QUANDO OS VENTOS DE MUDANÇA SOPRAM, UMAS PESSOAS LEVANTAM BARREIRAS, OUTRAS CONSTROEM MOINHOS DE VENTO”. Érico Veríssimo

 

Um comentário:

ASSIS CLEMENTE disse...

Nosso patropi de tantos protestos tem o que TEMER.