Arquivo do blog

Minhas Redes Sociais

quinta-feira, 22 de abril de 2021

GUERRA NOS BASTIDORES DA DEMOCRACIA Edição: Quinta-feira 22/04/2021

 

É realmente triste, assistirmos de como nossos poderes constitucionais e democráticos digladiam-se dentro de uma “panela fervente e onde escalda-se uma maléfica epidemia”. É lamentável tal situação perante toda a comunidade brasileira, onde as incertezas dominam a nação.

A insensibilidade de nossos representantes e autoridades são definitivamente de indivíduos sem nenhuma complexidade governamental ou noção diante da gravidade de uma situação em que vivemos implicitamente amargurada. O povo a padecer com a procedência dessa pandemia sem fim e onde a fome e a miséria rondam toda a sociedade, incentivada por descasos de autoridades e implantações de “lockdown” sem diretrizes capazes de vencer barreiras.

Cada vez mais se aprofunda essa batalha de intolerâncias entre nossos poderes constitucionais. Executivo, Parlamentar e Jurídico, engolfam-se numa lutar de “poder mais de que o outro”, e não se incomodam de rasgarem a Constituição Brasileira e muito menos com a nação.

Estamos realmente dentro das definições daquela “Republica das bananas”: (definição) Trata-se de um termo pejorativo para um país, normalmente latino-americano, politicamente instável, submisso e frequentemente com governantes corrompidos e opressor, revolucionário ou não. (Wikipedia)   

Atualmente vemos uma desavença infinita entre o STF – Supremo Tribunal Federal e o Poder Executivo e tendo como coadjuvante o Congresso Nacional. Intrigas lado a lado de uma disputa de poderes. Um querendo ser maior do que o outro e dentro de um panorama belicoso.

Estamos praticamente a “vias de fatos” e tornando a atmosfera brasileira em um barril de pólvora preste a detonar-se nas mãos do povo brasileiro.

Vejam a situação. Impeachment contra um ministro do Supremo... tentativas de Impeachment contra o Presidente da República a toda hora sendo apresentada pela oposição, enquanto isso o ex multi condenado ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, após ser condenado na 1ª, 2ª e 3ª estancia civil e em seguida após três anos de condenação, monocraticamente tornar-se livre por ordem de um ministro e depois em concordância do Conselho Supremo. O caso é temeroso, não falo nem pelo fato de ser o ex-presidente condenado Luiz Inácio, (Ixxximaria, não é mais condenado é uma pessoa livre de todas as condenações). Mas o que significa essa atitude perante os meios jurídicos? Abrem-se uma grande celeuma jurídica e a jurisprudência está aberta para muitos e muitos condenados (como dizem... a lei é para todos). Nota-se que o referido ex-presidente sem demora inicia uma campanha eleitoral instantaneamente após ser indultado (como fosse um cronograma já preparado e programado) e inicia atos difamatórios contra o governo Federal em um momento cruciante e de aflição da família brasileira. E agora a guerra prolonga-se... Para ser mais exato, foi apresentado e abalizado pelo Supremo uma CPI da Covid-19 com o intuito de envolver o Presidente do Executivo, colocando-o na berlinda como fosse o único culpado dos malfeitos da programação contra a Pandemia, e procurar algo suspeito para levar adiante a destituição do mesmo. Porem o “tiro saiu pela culatra”, o presidente da Câmara Federal deputado Arthur Lira incluiu também os governadores e prefeitos dentro dessa referida CPI e fazendo com que houvesse um “pé no freio” da oposição e seus asseclas, é claro que com isso as falcatruas, e o desvios fraudulentos etc. e tal que eles carregam nos ombros, poderão ser “vazados”. No andar da carruagem, deverá emergir-se um “mar de lama”.    Porem acredito que tudo vai mesmo virar PIZZA, pelo fato de que quem vai investigar são os próprios investigados – deu pra entender ou quer que desenhe? Estaria sendo forjado um AUTO/CPI assim como uma autobiografia?  Coisas assim só acontecem tipicamente em uma Cleptocracia.

Enfim entre os prós e os contras, cabe fazer dessa CPI uma investigação que aponte os verdadeiros culpados por toda essa balbúrdia – se for possível imaginar isso, pelo que parece vai ser um picadeiro de circo – e os palhaços somos nós e eles acomodados nos “poleiros”.    

Decididamente estamos todos de saco cheio de tanta patifaria. Estamos em nossos limites! É necessário fazer algo, pois esses incompetentes nada fazem a não ser encherem seus bolsos com suas periculosidades destrutivas e demagógicas.

A situação está tão calamitosa que a própria PGR – Procuradoria Geral da República, através de seu Procurador-Geral Augusto Aras, falou nesses dias em Estado de Defesa, que vem a ser um instrumento constitucional usado em situações extremas.  

A Constituição diz em seu Artigo 136: “O Presidente da República pode, ouvidos o Conselho da Republica e o Conselho de Defesa Nacional, decretar estado de defesa para preservar ou prontamente restabelecer, em locais restritos e determinados, a ordem pública ou paz social ameaçadas por grave e iminente instabilidade institucional ou atingir por calamidades de grandes proporções na natureza”. E na verdade estamos passando por tudo isso. Instabilidade institucional, calamidades públicas (Pandemia) e a paz social por um fio. Então cuidado os desavisados! Depois falarão para a história que foi golpes, ditaduras e etc. e tal.  

A bem da verdade é bom que se diga que toda essa bandalheira infelizmente já se tornou coisas “naturais” para a vida cotidiana do povo brasileiro. Esse é o fato! Precisamos reagir e voltarmos aos nossos princípios e não ser tolerantes a esses episódios impraticáveis e pelo qual já não causa estranheza perante a opinião pública. Como dizem por aí, temos a memória curta.

Somos um povo varonil e de princípios, precisamos reagir a esse infortúnio. Vamos nos conscientizar e procurar compor acertos que juntos possamos definirmos. Como por assim dizer e porque não dizer: “O povo unido, jamais será vencido”, é uma frase de efeito, porem já se desvirtuou em sua autenticidade e virou uma citação comum – visto que é dito da boca para fora -, porem devemos segui-la ao “pé da letra”. 

FONTES CONSULTADAS

https://vidadestra.org/cpi-ou-picadeiro/

https://www.migalhas.com.br/quentes

https://www.jusbrasil.com.br/topicos

https://pt.wikipedia.org/wiki/Rep%C3%BAblica_das_bananas

PENSAMENTO:

Não espere por uma crise para descobrir o que é importante em sua vida” (Platão)

 

 

Nenhum comentário: