Arquivo do blog

Minhas Redes Sociais

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2021

BRASIL E SUA GUERRA DE CONFLITOS EDIÇÃO: 25/02/2021

 

Antes de começarmos esse artigo, é bom que se diga que não estou fazendo nenhuma apologia à violência ou coisa parecida, apenas expondo meu ponto de vista.

Porque Guerra de Conflitos? Sem sombra de dúvida estamos vivenciando plenamente uma disputa de ideias conflituosas no campo sócio-político. É claro que difere de uma Guerra Civil, porem podemos dizer de conforme a definição da Wikipédia, a Guerra Civil é uma guerra entre grupos organizados dentro do mesmo estado-nação ou republica, ou, mais raramente, entre países criados a partir de um Estado-nação que antes era unido. Dito isso, essa definição não caracteriza que seja uma disputa armada como todos nós subestimamos que seja uma Guerra civil, dentro dessa filosofia podemos dizer que opiniões conflitantes entre um povo, seja até um modo considerarmos como uma guerra. Na realidade “civil” é uma palavra de origem latina – civilis - o qual significa “cidadão”. Na era moderna, se caracteriza cidadão como toda pessoa que possui direitos que são protegidos pelas leis. Em nossa Constituição Federal/88 existe esse direito: “Incisos IV e IX do Artigo 5º. Enquanto o inciso IV é mais amplo e trata da livre manifestação do pensamento, o inciso IX foca na liberdade de expressão da atividade intelectual, artístico, cientifica e de comunicação”.     

A erupção vulcânica que “explodiu” em nosso país no espaço do converso, sem dúvida nenhuma está acarretando um mar de “lavas” e que se estende por toda a planície da nossa terra Tupiniquins, numa voraz velocidade onde aparece todo tipo de influência mútua e complicando a estabilidade social, econômica e política de nossa nação.   

O fator magma – essência do nosso núcleo sócio-político pelo qual objetivamos, caracterizado aqui pelas divulgações via redes sociais -   já é detectado e pronto a expelir-se o que nos traz intranquilidade arrasadoras. Afora o cenário político da nação, que está irreversivelmente contaminado por uma alcateia de políticos de cunho egocentristas, degredados e embriagados pelo poder e muitos dos quais psicologicamente imaturos e as vezes até senis. São aproveitadores das benesses e dos arcabouços de um país decomposto pela corrupção.

Mas não vamos falar dessa súcia, pela qual nos enoja tanto. Vamos falar de nós, ou seja do povo brasileiro, que hoje vive numa pendenga de irreverências, de desvios e pensamentos pátrios diversificados e a nutrirem pensamentos conflitantes. 

Vamos parar para pensar. Já se perguntaram porque cada um escolhe uma determinada profissão? São preferencias incluídas dentro de seus egos que formam opiniões, vivencia entre outras plataformas pisco-mentais da evolução de cada indivíduo. Das ideias surgem conflitos de opiniões, onde crescem crenças pessoais a qual guia para ações e escolhas futuras. O conflito de ideias nasce da necessidade da razão de quando duas ou mais pessoas possuem opiniões diferentes. Muitas insistem em ter a razão - são aqueles que se julgam serem os donos da verdade -.  Ops! vamos cessar filosoficamente e voltar ao real.

Acredito que as Redes Sociais, contribuíram para essa massificação de ideias conflitantes. Não sei se perceberam, mas a toda hora, a todo momento, existem pessoais digladiando-se em opiniões divergentes. Não se respeitam mais amigos, parentes, irmãos. Afinal o que está acontecendo conosco?!

A parte maior e estranha disso tudo é o conflito de grupos entre pessoas que se posicionam em “pé de guerra”, justamente dentro do panorama político tão delicado como estamos vivendo nesse momento. Podemos até citar detalhes como por exemplo: grupos que defende o presidente da república, outros que são contrários. Cada um com suas respectivas “verdades”. Outros, apenas participam apenas para aparecerem aqueles “15 minutos de fama” nas Redes SociaIs, também existem diversos que nada sabem do que ocorre nos bastidores da politica e se abastecem de baboseira sem sentidos, do “ouvi dizer”, tipo incentivos destratastes e absurdamente denegrindo seus semelhantes, são aqueles que “nem fedem e nem cheiram”, esses são invisíveis.

Isso nos leva a crer que estamos dentro de uma Guerra de Conflitos de ideias. Esses grupos já não se entendem mais, o Fake News (notícias falsas) é criado normalmente e tornar-se uma False Truths (verdade falsa) de tanto ser exposta como verídica.

Tudo é motivo para desavenças e escarninhos, uma prova disso é o que aconteceu recentemente no caso do Deputado Federal Daniel Silveira. Já existem dois batalhões de pessoas gladiando-se dentro das Redes Sociais (ressuscitaram-se os cordões manipuladores vermelhos e azuis, assim como um pastoril), uns pros outros contras, numa verdadeira manifestação de inutilidade que não leva a nada. São coisas que só competem as autoridades inclusas dentro das leis, e nada que os beligerantes digam ou façam irá mudar o antagonismo da situação. 

Infelizmente sabemos que nada irá ser alterado pelas nossas mãos agora. Quando tivemos a vez não o fizemos direito (eleições). Dependemos agora de nossos “representantes escolhidos”, eles estão com nossas “procurações” e vão fazer o que bem entenderem. Sabemos que a maioria possui “rabos presos” – veja o que aconteceu no caso do deputado preso. O medo obstrui tudo -. Foi descumprido claramente artigos da Constituição Federal, e cujos descumprimentos foram abonados pela Câmara Federal – Aqui não estou defendendo nem tão pouco acusando o pivô do caso, mas apenas comentando o desdém parlamentarista -. A polemica dentro da esfera jurídica relativo à prisão do referido deputado, ainda repercute. Por sinal a constitucionalista Estefânia Barboza, catedrática da UFPR, falou o seguinte: “Supremo atua contra avanço autoritário”. O fato que o caso se degenerou dentro dos inquéritos das Fake News. Em outras palavras. Virou um saco de gatos ou melhor dizendo a Casa de Noca. Nos holofotes da vida ficou bem visível o espelhamento em vitrine do Deputado perante a mídia – virou notícia nacional e internacional – e como sabemos temos a memória curta. Será que foi caso pensado? Nessa altura não duvido de nada. Bom... A história vai contar. É só esperar!

FONTES CONSULTADAS

https://www.bbc.com

https://www.sbie.com.br/

http://www.stf.jus.br/portal/constituicao

https://www.wikipedia.org/

PENSAMENTO

Devemos promover a coragem onde há medo, promover o acordo onde existe conflito, e inspirar esperança onde há desespero”. (Nelson Mandela)

 

Nenhum comentário: