Arquivo do blog

Minhas Redes Sociais

quinta-feira, 30 de julho de 2020

“SURFING” NA PANDEMIA

Na primeira quinzena do mês de março desse ano, foi declarado oficialmente pela OMS – Organização Mundial de Saúde, a Pandemia do Coronavírus (COVID19).

 Infelizmente para nós brasileiros, não foi só o peso epidêmico, mas o início de um momento de oportunidades para aqueles que estavam em decaimento em abastecer-se ilegalmente do dinheiro público. Para “eles” então, surgiram um novo horizonte para sair do ostracismo, tanto que para isso era necessário instalar o clima de terror e a ajuda de produção pela mídia marrom e de seus “especialistas para propagar noticiários negativos, além do aparecimento dos tais oportunistas de plantão a procura de seus “quinze minutinhos de fama”. 

Quero aqui comunicar que tenho a Pandemia como um caso sério de saúdenão se deve negar isso -, mas o que afligir são aqueles que articulam ganhar dinheiro fácil e  oportunamente no episódio epidêmico, devido a implantação imperativa do estado de calamidade pública implantada pelo Governo Federal, como também oportunidades surgida para aqueles da “quinta coluna” – expressão considerada sinônimo de traição, caracterizada por grupos de pessoas que atual clandestinamente com a intenção de trair -  que são pagos por terceiros com o intuito de propagar o “medo” e a “insegurança” a população, esses emergiram-se das cinzas nefastas pela qual estavam deitados em profundo  sono. Essa foi a diferença.

De imediato e sem um estudo sério como também sem medir consequências socioeconômico, os governantes do país e passando por cima do Governo Federal, infringindo até a Constituição Federativa do Brasil , de imediato implantaram um modelo de um isolamento a população instantânea, desordenada e pelo qual não sabemos direito o significado, se foi horizontal, vertical, perimetral ou coisa que o valha. Episódio que em outras Pandemias – sem a implantação do estado de calamidade pública (veja o detalhe. Sabe-se que nesse caso permite ao governo libere certas bem-estares fiscais a exemplo da dispensa de licitações em todo o governo, seja federal, estadual e municipal, abrindo portas para as “maus intencionados ) – não foram necessários: “Influenza”, “HlN1”, “HIV/AIDS”, pra não  falar de outras, foram Pandemia anunciada pela OMS – Organização Mundial de Saúde.   E não houve essa comoção toda. Nota: Segundo a OMS, uma pandemia é a disseminação mundial de uma doença.  

É macambúzio e até desprezíveis vermos a PF - Policia Federal e MPF – Ministério Público Federal forçosamente por lei, efetuarem ações de operações contra fraudes e na perseguição de Governos estaduais e Gestores municipais, por fatos de desvios de verbas enviado pelo Governo Federal as quais destinavam-se para serem usadas na Pandemia. É dinheiro tirado da saúde... de uma Pandemia em aceleração ... de uma calamidade pública. Com isso gerando e causando perdas danosas e ceifando vidas. Nada importa a esses desalmados governantes. É realmente estarrecedor essas atitudes!

É notório a  divulgação pela mídia nacional e também voz comum na sociedade dos escândalos envolvendo desvios de recursos públicos que devem ser utilizados no enfrentamento da Pandemia, se espalha em todo quadrante do país. Há casos em São Paulo, Rio de Janeiro, Amazonas, Santa Catarina, Paraíba, Pernambuco, Amapá, Pará e ultimamente Piaui. A priori são usados como escudos de desfalques, os aparelhos ou mesmo suplementos hospitalares, a exemplo de:  respiradores, máscaras, e equipamentos de proteção individual que estão na lista prioritária de compras realizadas sem licitações, numa verdadeira afronta aos órgãos de vigilâncias. Na verdade, compras por exemplos de respiradores não autorizados pela ANVISA e de quando o MPF – Ministério Público Federal, começou o processo de investigação, então - a compra realizada sem licitação – foi providencialmente anuladas e devolvidas – acho que nem foram entregues - com uma desculpa de alguma clausula não exercida pelos “fabricantes”- noticiou-se não tenho certeza, que era uma fábrica de equipamentos veterinários -. Isso aconteceu? Os meios de comunicações e  redes sociais divulgaram -. Sinceramente, como diz o dito popular sobre essas desculpas: “É conversa para boi dormir”.    

A gente esperava, infelizmente, porque é pratica já seguida toda vez que você tem uma entrada grande de recursos. Se com as normas vigorando acontece, quando elas são flexibilizadas tendem a piorar. Toda vez que temos problemas com chuvas – quando há destinação de verbas públicas – a gente teve desvio de recursos, então agora não seria diferente”. Palavras do Ministro da CGU - Controladoria Geral da União- Wagner Rosário.     

É verdade que a própria CGU - Controladoria Geral da União criou uma plataforma para receber denúncias. Pasmem que o número é extraordinariamente espantoso – já foram registrados 22,5 mil registros em pouco espaço de tempo – A sociedade tem relatado faltas de insumos hospitalares, desobediências às medidas de prevenção, fraudes no recebimento do Auxilio Emergencial. Uma verdadeira calamidade. Já foram identificadas empresas sem capacidades técnicas/operacionais, propostas com indicativos de fraudes, subfaturamentos nos insumos e suplementos hospitalares.  Um caso sério de desrespeito a sociedade brasileira.

Sem dúvida que além do Brasil ter que combater o Coronavírus, precisa entrincheirar-se em luta contra outra epidemia: A Corrupção. 

Até onde vamos parar? Se houvesse uma reviravolta e todas essas mordomias dadas a esses políticos fossem retiradas, tenho certeza que acabaria com a profissão de políticos. Só seguiriam aqueles que desejassem mesmo trabalhar para o povo.  Dessa malta hoje existente, acredito que ficariam uns 0,9%. Tenho dito!

As vezes em minhas fantasias imagino existir a politica brasileira sem mordomias e salários astronômicos. É ufanismo puro, é mesmo que acreditar em Papai Noel, Saci-pererê. A classe politica aqui já se tornou uma profissão e das mais alta casta. Seus salários de marajás e anexando “aquelas” mordomias e conchavos é o “sonho” de muitos para enriquecerem em pouco tempo. Se existem classe política sóbrios? Claro que sim, estão aí como exemplo: A Suécia, Dinamarca, Nova Zelândia entre outras. 

É preciso mudar. É necessário que as mentes daqueles que desejam ser realmente um politico nobre, sobrepõe-se sobre todos esses que estão à deriva.  A fé remove montanhas. Creia!

FONTE DE PESQUISA:

https://exame.com/

https://jovempan.com.br/

https://www.gazetadopovo.com.br/

https://www.gov.br/cgu/pt-br

https://www.jornaldacidadeonline.com.br/

PENSAMENTO:

Corrupção há em todo lado, na Europa, EUA, Ásia, etc. Mas no Brasil corrupção virou cultura política”. (Luís A. R. Branco – Professor, D. Min., PhD e Teólogo)

 


Nenhum comentário: