Arquivo do blog

Minhas Redes Sociais

quinta-feira, 15 de outubro de 2020

INSTRUMENTOS DE NOSSA SOCIEDADE 15/10/2020

Já tive a oportunidade de falar sobre esse assunto dentro desse mesmo blog, mas resolvi novamente aborda o tema. MOVIMENTOS SOCIAIS

Existem em nossa sociedade coexistências no nosso dia a dia, onde diversificamos dinâmicas em nossas realidades. Claro, brotando normalmente diferenças singulares na concepção humana. É sabido que nos nossos semelhantes, cada cabeça é um mundo, porem existem certas situações onde a complexidade de opiniões si agrupam e formam células de opiniões análogas.

Pois bem, dentro dessa conjuntura, surgem a necessidade de representações para todos os pensamentos ou credos – um discernimento do ser compassivo – Então desses universos e onde germina as opiniões são as formatações os Movimentos Sociais.       

Mas na verdade o que definimos como o Movimentos Sociais? Podemos definir em síntese que se trata de uma sociedade que si constrói em torno de um interesse coletivo ou mesmo individual por uma causa.

A principal importância desses grupos mobilizados, são a formatação de seus líderes. Eles são quem produzem aos seus seguidores vertentes boas ou más, fazendo assim o papel e o gatilho da designação das definições desses movimentos.

Em terras tupiniquins observamos os movimentos sociais mais intensos. Muitos deles ligados nas ordens de problemas políticos, e não nas reivindicações próprios a quem diretamente os condizem em seus ideais. Podemos citar movimentos que se desvirtuaram de seus propósitos, tornando-se verdadeiros celeiros de ideias socialistas. O MST – Movimento Sem Terra; MTST – Movimento dos  Trabalhadores Sem Terra; o próprio sindicato dos trabalhadores nas curtas rédeas da CUT - Central Única dos Trabalhadores; ou mesmo na classe estudantil, tendo como patrono a UNE – União dos Nacional dos Estudantes e que se juntam aos partidos políticos esquerdopatas como o PT – Partido dos Trabalhadores; PSOL; PSTU e o mais novo UR (Unidade Popular), e ainda contamos com ONGs, esse conjunto de grupos fomentam assim ferramentas que tentam cultivar instabilidade não só na governabilidade nacional, mas também dentro do seio da sociedade brasileira, com exemplos profanos de uma cultura nefasta e onde desagregam famílias. Sem sombra de dúvidas fugindo de seus princípios, tumultuando e agredindo além de inundarem o território brasileiro com marchas de protestos e onde exemplificam infundados e até violentas desordens. A desagregação dessas classes sociais, causam situações difíceis na sociedade ordeira do nosso país. Vejam que um falso líder consegui alienar os militantes e dispô-los como fantoches. Exemplos são claros, quantos indivíduos invadem prédios públicos e propriedades particulares como fossem “gados”? Mas “Eles”, os líderes aluviões nunca estão presentes, deixam a desordem, prisões entre outras penalidades para os pobres simplórios da vida absorverem a discórdia implantada, os ditos “capachos” servem como diz na gíria popular: “buchas de canhões

Quando pensamos em Movimentos Sociais, surgem á luz a filosofia, a sociologia e é impossível apontar consensos por inteiro, ficam indefinidos. O cientista politico italiano Gianfranco Pasquino, diz que a impossibilidade de se estabelecer uma linha conciliatória entre os que tratam dos movimentos sociais é inconstante, visto que dentro do contexto existem pensadores clássicos de discórdias mútuas. Já sociólogos como Marx, Weber ou mesmo Durkheim e que são pensadores de uma forma mais acentuadas e instigante da mente humana, veem nos movimentos sociais a sustentação de uma revolução e instrumento para impor situações e ideias absolutas. A institucionalização torna-se um poder burocrático e até de maior coesão social.  Mas, existem pensadores que se objetiva ao conservadorismo. Os filósofos e sociólogos franceses Gustave Le Bom, Gabriel de Tarde, o espanhol José Ortega y Gosset, possuem pensamentos unanimes ao tradicionalismo e sai dessas vertentes implantadoras de filosofias relativista.    

No frigir dos ovos, apesar das divergências dos estudiosos acima citados, existem uma convergência: A constatação de tensões sociais e a iminente ruptura de uma mudança social, tornam-se um poder paralelo e elevam situações até esdruxulas.

Em nosso Brasil, existem Movimentos Sociais diversificados, ou seja, de todas as classes, tipos e correntes monásticas. Muitos direcionados para seus próprios egos, como raça, credo, sexual, religião, etc., e tal. Enfim uma multiplicidade de opiniões para cada classe ou legiões, os quais a tornam-se um mercado persa por tantas opiniões convergentes e divergentes. Verdadeiramente o que mais vemos são lideres de muitos movimentos que tentam levar a população inverdades e que fogem da realidade da causa. O Brasil era um uma nação de um povo só, hoje esta dividida em várias cotas, credos, raças entre outras falanges. Vemos muitas deturpações como exemplos, os quais tomam uma forma agigantada de interesses. Uma regra socialista para divisores de águas para um implante o qual fomentam suas circunspecções mais simplificada.  

Devemos lembrar que os movimentos sociais no Brasil, tomaram força na década de 70 – regime Militar -, como também nas décadas de 80 e 90 com as manifestações Estudantis, a passeata dos Cem Mil, Diretas Já, e sem faltar a grande manifestação sobre o Impeachment do Fernando Color.   

Tenho a consciência de que é realmente importante na vida da sociedade esse feitio de Movimentos Sociais. Mas que seja dentro da filosofia pelo qual foi criada e não em formatações de luta ou de radicalismo, que sejam em concepções de concordância, de fundamentalismo de sua percepção, dentro do realismo, da paz e da anuência.

Em sintase é um mal necessário para a sociedade, desde que seja implantada sadiamente.

FONTES DE PESQUISAS

https://www.todamateria.com.br/

https://www.politize.com.br/

PENSAMENTO:

O líder que mostra incoerência naquilo que faz, arrasta a sua liderança para o fracasso” (Helgir Girodo). Um indicativo para os falsos lideres e que regem muitos desses movimentos.  


A CIDADE DO JABOATÃO PRECISA DE RENOVAÇÃO NO SEU

QUADRO NA CÂMARA DE VEREADORES. 

APRESENTAMOS UMA OPÇÃO QUE FARÁ DIFERENÇA.

FLÁVIO DA INFORMÁTICA - 28.000



 

 

Nenhum comentário: