Arquivo do blog

Minhas Redes Sociais

quinta-feira, 3 de setembro de 2020

SERÁ QUE A DEVASSIDÃO É A NOSSA HERANÇA MALDITA?

Começamos falando sobre uma frase dita pôr uma grande historiadora, a qual fez essa acepção – Adriana Romeiro, Ph.D. em história e professora na Unicamp e UFMG – Articulou ela: “Dizia-se que era preferível ser roubado por um pirata em alto-mar do que aportar no Brasil. A elite colonial é a mesma que está hoje no poder, com a mesma mentalidade, de estar numa terra em que pode enriquecer sem qualquer escrúpulo”. É um fato. Assim mesmo o escritor carioca Lima Barreto, descreveu em seu best seller – um dos maiores clássicos da literatura brasileira - “O Triste Fim de Policarpo Quaresma” (1915), onde fala sobre o dito personagem que não queria o “jeitinho brasileiro” ele queria ética. Policarpo Quaresma, foi o nosso Dom Quixote Tupiniquim, de uma luta contra a corrupção e a desigualdade social, isso entre o século XIX/XX de nossa era. 

A corrupção política não é um assunto recente quando se trata da história brasileira. Apesar de se fazer presente desde a época colonial, trata-se de um fenômeno hereditário que vem desde o andamento de nossos colonizadores.

A corrupção vem de longas e de históricas lembranças, sua “múltiplas facetas” traduz a cada era aspectos dessemelhantes. É imprescindível dizer que o paradigma ecoa dentro do desenvolvimento econômico, social e por fim democrático de cada ocasião dentro do contexto de nossa história.   

No nosso presente, estampam-se as objetividades ao um ciclo da corrupção política. Especificamente traça-se uma linha evolutiva de ações indesejáveis a saúde ideológica da nação brasileira. É de bom tom afirmar que apesar dos pesares, a evolução da consciência popular tornar-se mais efetiva, vez que as más ações que no passado eram toleradas, hoje são repudiadas impetuosamente por brasileiros conscientes.    

Incrivelmente está acontecendo em nosso belo país algo encorajador, nós brasileiros nunca ouvimos tantas verdades, e claro a despeito de muitos radicais, os quais são difíceis de lidar. Seja na ignorância, na leviandade, no radicalismo, enfim por outros motivos pessoais.

Nosso caso podemos dizer que é único no mundo. Não tivemos grandes impactos de forças externas, a exemplo de imigrações em massa que decompusessem nossa cultura, como também outras arteriais discriminatórias que envolvessem nosso pacato pais. Apesar de sermos as vezes bombardeados por mentores externos, que tentaram deturpar nosso solo, nossa integridade como nação livre e independente.  

No meio de uma tormenta insana de grandes corrupções no nosso território brasileiro, eis que surgem como uma personagem em quadrinho, mais real “um capitão”. Não o fictício Capitão América, mas um capitão de nosso glorioso Exército Brasileiro.  Ele veio através do povo, dentro da mais pura democracia. O voto livre!  Veio como um maquina trituradora, pulverizando a massa corruptiva da nação e afugentando as ratazanas e bactérias maléficas do país.  Trava sozinho lutas contra a mídia marrom, a “malta” de artistas famosos, os formadores de opiniões, milícias radicais, o “escambau”.  Enfim o “stablishment” ruim das camadas desarraigada do socialismo.  

Mas... Êpa! Chegou algo incomum que extravasou todas as articulações de uma bonança. A Pandemia do coronavírus. Essa veio como um furacão (F5) para assolar o mundo, e o Brasil não poderia sair ileso da contenda. Ela chegou e o governo teve que fazer algo para agilizar os procedimentos de socorro a nação. Decretou Estado de Calamidade Públicaque é o reconhecimento anormais, decorrente de desastres naturais ou provocados e que causam danos graves a comunidade, inclusive a vida da população - Mais dentro desse instrumento, infelizmente existem algumas inconveniências: Uma delas a Dispensa de licitações em alguns casos de urgências. Bastou isso para aparecerem brechas para os subfaturamentos através de governantes estaduais e municipais e autoridades mal intencionados. Houve a “corrida ao ouro”.  A Policia Federal e o Ministério Público já identificaram operações fraudulentas em 19 estados da federação. Estão na mira desses órgãos governadores e prefeitos. Estima-se mais de 4 (quatro) bilhões de reais desviados. (Pasmem!). A sede ao pote foi grande

Perguntamos, de onde procede tanta fragilidade moral e a tentação de surrupiar o dinheiro do povo? Infelizmente a punibilidade tornou-se uma hipótese remotíssima, vez que especificamente as entranhas de entidades poderosas, sempre convivem com a morosidade processuais e benevolências das execuções penais a favor desses indivíduos. É triste dizer, mas a consciência que parte da nossa sociedade deixou de lado verdades, princípios e valores. O cinismo e a moral além da lassidão dessa parte identificada com os maus costumes, são visíveis nas operações incrustradas pela Polícia Federal e o Ministério Público Federal.  

É cruel essa nossa herança maldita! 

FONTES DE PESQUISA:

https://jus.com.br/artigos 

https://www.em.com.br/ 

https://portal.conlicitacao.com.br/

PENSAMENTO:

A política, quando gera corrupção na célula social, é um verdadeiro câncer que destrói toda a sociedade e seus valores morais”. – Adelmar Marques Marinho/Advogado e Procurar da republica -

 

 


Nenhum comentário: