Arquivo do blog

Minhas Redes Sociais

segunda-feira, 7 de agosto de 2017

PARLAMENTARISMO. ESTAMOS PREPARADOS?

Definição: É um sistema governamental de caráter representativo o qual é atribuído a um gabinete ministerial aprovado (antes um plebiscito) por cerne parlamentar, melhor dizendo congresso nacional. Esse mesmo gabinete então elege um representante o qual se chama de Primeiro Ministro.
Existem alguns países que adotam tal sistema governamental e se dão bem – A Alemanha (republica parlamentarista) e Reino Unido (monarquia constitucionais) são alguns deles -.
Um pouco de nossa história: Poucos sabem mais já possuímos dois sistemas Parlamentaristas em nosso país. O primeiro – chamado de às avessas – foi na Monarquia, isso em 1847 – onde houve a criação do Conselho de Ministros, mais no final das contas quem mandava era o Imperador D. Pedro II (por esse motivo chamado assim).  O segundo devido à abdicação do presidente da República Jânio Quadros (1961) assumiu o vice João Goulard mais devido as manifestações entre Militares pelo fato das tendências do referido presidente as ações comunistas, foi estabelecido pelo Congresso Nacional um parlamentarismo tampãoTancredo Neves  foi o Primeiro-Ministro – até o final do mandato que seria em 1965. Durou pouco o parlamentarismo, pois em 1963 houve uma reviravolta e  voltou o presidencialismo – João Goulard voltou ao poder – foi dessa maneira – por não concordar – é que desencadeou-se o Golpe Militar – para livrar o Brasil das convergências comunistas.
Hoje temos como novidade de uma analogia a esse tema. Nosso “ilustríssimo” presidente da Republica (Temer,... É para temer mesmo) induz em suas palavras certa tendência ao Parlamentarismo no Brasil. Ora meus amigos, isso soa aos nossos ouvidos como um modo tedioso de apossar-se do poder por vias indiretas - medo claro das eleições que estão próximas, porque a maioria talvez ou até absoluta desses aventureiros iram cair -. É claro que para isto acontecer (sistema parlamentarista) será necessário um plebiscito – como ocorreu em 1993 -. Mas existem mil maneiras de galgar e manipular esse intuito, visto que nossa população é ingênua para tal situação – basta meia dúzia de enganação dos políticos e o SIM ao parlamentarismo é concretizado-. Não somos contra a esse sistema de governo – Como falamos existem muitos países que a usam e conseguem prosperar -. Nosso medo é que somos tênues em nossas convicções, haja vista que estamos vivendo numa tormenta de um ciclone de corrupções, propinas e loteamento de cargos públicos. Na verdade estamos vivendo numa republica de bananas – Um termo pejorativo que faz referencia a um estado (país) comandado por um governo corrupto e oligárquico (frutos de propinas e leilões de cargos públicos. É só Pagar e tem o poder nas mãos) -. Enfim é um cognome usado por países do primeiro mundo desde o inicio do século XX. Hoje somos achincalhados pelo mundo afora.
Imaginem meus queridos amigos um parlamentarismo formado por essa corja de corruptos e onde o “Toma lá da cá” seria a moeda principal para encherem seus bolsos de nossas moedinhas tão suadas. Além das distribuições de cargos públicos a quem der mais, nossas empresas estatais estariam a mercê de mercenários a defraudarem a seu bel prazer. Quem gostaria disso seria os países que possuem paraísos fiscais – Suíça, Ilhas Cayman, Hong Kong – iriam faturar muitos seus sistemas bancários.
Finalmente acredito piamente que não estamos à altura de ser governado por um Sistema Parlamentar
Uma frase de um grande estadista diz o seguinte:
- “A demagogia é á capacidade de vestir as ideias menores com palavras maiores”.
(Abraham Lincoln)
Uma frase que cabe bem ao molde desse mundo corrupto que é o nosso. Muitos demagogos!


Nenhum comentário: