Arquivo do blog

Minhas Redes Sociais

quinta-feira, 8 de setembro de 2016

UMA PREVIDÊNCIA SOCIAL FALIDA?



Já foi tema de um de meus artigos nesse mesmo blog referente à situação de tanto déficit nessa Previdência Social.  Não posso conceber dentro de minhas limitações os absurdos de ingerência administrativos que se concerne nesse órgão publico. Há razões para tanto déficit numa instituição que arrecada milhões de reais mensalmente em contribuições de todos os trabalhadores brasileiros e não consegue estabelecer comparativos nem tão pouco equilibrar a balança financeira? O que esta havendo nesses anos todos de depreciação nas arrecadações? São os números de aposentados que pagaram religiosamente suas contribuições e tendo limites de teto de benefícios? Podem-se pagar valores de contribuições de 10, 20 salários mínimos e no fim sua aposentadoria é regida por tetos inferiores? Diferenciados pelas Previdências estatais?  
A Previdência Social é um seguro público que tem como função garantir que as fontes de renda do trabalhador e de sua família sejam mantidas quando ele perde a capacidade de trabalhar por algum tempo (doença, acidente, maternidade) ou permanentemente (morte, invalidez e velhice). E para que ela sobreviva, é obrigatória a contribuição de todos os trabalhadores que possuam carteira de trabalho assinada, fazendo com que essas contribuições sejam provedora para as aposentadorias e demais despesas do órgão. Não se pode transferir ou mesmo beneficiar outros, a exemplo do assistencialismo.
Gostaria de saber qual o intuito do governo em emigrar o antigo FunRuralTrabalhadores do campo e que nunca pagaram contribuições – para o corpo da Previdência Social como “aposentados”?  Até hoje não compreendo. Gostaria de saber também sobre o que dizer do BPC – Beneficio de Prestação Continua, um beneficio (?) dado a pessoas com mais de 65 anos ou mesmo por portadores de deficiência, mesmo que nunca contribuíram  com  Previdência Social? É claro que não somos contra esses benefícios assistências, mais deveriam ser subsidiados por outro Ministério – Ação Social, que é um órgão competente para o  assistencialismo. Seria o mais correto. Digo isso porque a arrecadação da Previdência Social  esta sendo sobrecarregada com algo que não lhe pertence. Então para que o governo possa diminuir o “déficit”, tem que ajustar certas metas e organogramas. É necessário, portanto que contemporize todos esses “benefícios assistencialistas” para o lugar devido. Assim como fez para o programa Bolsa FamíliaMinistério da Ação Social -. O que vejo agora é uma “caça as bruxas” na aposentadoria por invalidez – MP 739/2016 dos beneficiários dessa categoria, em um “pente fino”. Apesar de que só entrará nessa convocação, aposentados abaixo de 60 anos, isso graças a Lei 13.063/2014.
Por fim gostaria de saber o porquê os beneficiários do programa Bolsa Família – pessoas que não trabalham - receberam um aumento em índices maiores que dos aposentados da Previdência Socialaqueles que por toda vida laboral contribuiu  para a Previdência Social?.
Já se encontra em pauta no Congresso Nacional a Reforma da Previdência Social, para ser discutida, analisadas e depois aprovada pelos Poderes Legislativo e Executivo. Esperamos que seja benéfica para toda a estrutura não só do órgão – Previdência – como dos contribuintes – trabalhadores -.
- “Política é a arte de organizar grupos e pessoas. Todo aquele que vive em constante movimento e pensa de tudo na coletividade, tem dentro de sua alma o espírito político, embora nem sempre ainda o saiba.” Dieferson Umbelina. É só o que o povo brasileiro espera.

Nenhum comentário: