Arquivo do blog

Minhas Redes Sociais

quinta-feira, 11 de março de 2021

DEFINITIVAMENTE UMA HIPOCRISIA Edição: Quinta-feira 11/03/2021

 

Nunca foi mistério para nós brasileiros o quanto é precário o nosso sistema público de saúde. É verdade que nossa Constituição Federal garante um percentual fixo no orçamento federal (LOA), destinado justamente para essa área. Evidentemente dentro do quadro atual foi necessário um repasse governamental vultuoso para combate a endemia proporcionada pelo Coronavírus.

A realidade é que o sistema público da saúde, encontra-se enfrentando um caos incontrolável por pura falta de interesse politico em resolver os problemas sanitários. É notório que quando a elite do poder – políticos, autoridades graduadas, ministro dos três poderes, enfim a “nata” do poder necessitam de cuidados médico, procuram hospitais de referências de primeira linha. Só para exemplificar:  Sírio-Libanês, Albert Einstein e por aí vai. Aqui em nossa aldeia, Hospital Português, Santa Joana.  Quando ao povo, tem que recorrerem ao SUS – Sistema Único de Saúde -. Órgão público que se encontra numa desordem e bancarrota sistematicamente sem fim e além das faltas devidos aos suprimentos emergências e necessários ao atendimento ambulatoriais, isso por falta de recursos – mal conduzido e desviados -   e principalmente por deficiência administrativa. 

O que deixa a população mais colérica, é a duplicidade de padrões no gerenciamento da Pandemia.  Avaliem as medidas taxativas impostas sobre a sociedade pelos poderosos “senhores feudais” que estão no poder.  A hipocrisia teórica via “ciência” dos que mandam preconizando “fiquem em casa” – Esses que propagam isso, possui um padrão de vida confortável, onde a geladeira e dispensa estão cheias, trabalham no Home Office, salários todos os finais do mês caem direitinho em suas contas bancárias, filhos estudando via virtual. Possuem algum problema, a não ser assistir Netflix ... Futebol entre outros entretimentos? Será que estão dentro da mesma realidade daqueles que praticam trabalhos essenciais no dia-a-dia aos seus sustentos e de suas famílias?  Daqueles que para ganhar o pão, tem que vender o almoço para ganhar a janta?   Há... Mais existe o Auxilio Emergencial. Quanto? R$ 600,00, R$ 300,00 reais? Dá para um sustento de família? Se disser que sim, é cínico. Uma família não pode sobreviver com uma quantia dessa para pagar: Aluguel, Água, Luz e compras de mantimentos.  É insano! Por outro lado, o governo não poderia arcar com um valor maior no Auxilio Emergencial, visto que somos mais de 210 milhões de brasileiros.

Vamos tirar uma prova disso tudo. O que seria de todos se houvesse um Lockdowns de verdade, pelo qual todos seriam obrigados a ficar em casa? Totalmente! Como a elite poderia viver sem seus “chefs de cozinha”, suas “diaristas” e “manicures”, “porteiros”, “motoristas”, “entregadores”” e sem internet – que por infortúnio desse um pane geral? Somente funcionando os serviços essências como energia, água, telefone. Esse povo poderia sobreviver sem a Netflix, Youtube ou ifood? “pimenta nos olhos dos outros é refresco” diria minha avó! 

Existem exceções, por exemplo aqueles que de fato querem salvar vidas e lutam por isso. Diferente daqueles que objetivam apenas dinheiro e oportunidades para ganhos pessoais e consolidar projetos políticos. Para esses últimos, o povo é apenas um objeto para obter essas vantagens.                     

Será que nossa democracia naufragou? É notório que a classe politica de hoje só enxerga o próprio umbigo. A Mídia? Comporta-se levianamente, servindo a quem lhe der mais. E a classe artística e intelectual? Nada tem a acrescentar á sociedade, muitos são até acéfalos por suas condutas desprezíveis e bizarras. É nós o POVO? Entregue a própria sorte. Essa é a realidade brutal pela qual passamos. Estamos sem rumo e sem comando. Claro existem muitos “comandantes” que se intitulam-se entre governantes/autoridades, porem são inoperantes e muitos de mal conduta.   

Na verdade, tudo isso que relatei, infelizmente não é novidade para ninguém. Todos nós sabemos disso.  Será que nos resignamos? por exemplo, estaríamos atuando numa peça teatral sobre o comando de diretores transloucados e insanos, cada qual com suas alienações? Observamos diariamente as medidas autoritárias sendo expostas e avançando sobre os direitos fundamentais de nossa Constituição.

Que fique claro que não estou contra as medidas preventivas ou lockdowns. Falo das hipocrisias desses desvairados senhores da situação. Refiro-me as medidas tomadas rigorosamente contra aqueles menos favorecidos e não dando oportunidades de sobrevivência. Deveriam esses governantes tentar ajudar de uma forma mais pratica aos mais carentes. Esses sim, precisam de um maior apoio. Como? Organização, Prevenção e Orientação. Três modos simples e eficaz. É evidente que a população brasileira é promissa em certas ocasiões, principalmente no que diz civilismo, porque é assim a nossa cultura. É a nossa real condição social que vem de nossos avós, é lembrar que nossa educação urbana é precária. O povo deveria receber mais orientação, não serem impostas a elas medidas intransigentes. Deveriam ser formar pelotões de indivíduos treinadas para instruir a população. Não com entrega de panfletinhos nas esquinas, mas por a mão na massa. Ensinar “in loco” o povo a usar mascara, álcool gel ... etc., e demonstrando a causas epidêmicas pelas quais será necessário usa-la. É ineficaz para muitos que isso de “ficar em casa” não está oferecendo concordância com o povão.  A crise está aí cada vez mais melindrosa, e os eventos impostos pelas autoridades não estão dando resultados. Já querem impor outro lockdowns. Não resolve!  É só visitar nossos subúrbios e comunidades carentes e observarem a quantidade de pessoas na batalha do dia-a-dia, a procura dos sustentos de suas famílias. Seria ufano a nossa ideia da abordagem pela prevenção/orientação? Acredito que daria mais resultados do que essa de “falar” pela mídia ou simplesmente panfletar ou mesmo injetar o lockdowns.  Que esses senhores façam uma empatia (ponha-se no lugar daquela pessoa necessitadas) e vejam seus filhos passarem necessidades e você inerte em casa. Nenhum lockdowns vai resolver.  Procurem outras alternativas.

FONTES CONSULTADAS:

https://vidadestra.org/

https://www.wikipedia.org/

PENSAMENTOS.

Um pensamento verdadeiro: “Não faça aos outros o que você não quer que seja feito a você” (Confúcio)

Um comentário:

Unknown disse...

Pura Verdade Amigo, são uns hipócritas.