Arquivo do blog

Minhas Redes Sociais

quinta-feira, 11 de julho de 2019

EMENDAS PARLAMENTARES = CARTÕES COOPERATIVOS.


 É de uma complexidade intolerável o momento e o tempo em que vivemos aqui nas terras tupiniquins. O que nos deixa completamente afrontados são as maneiras de como as coisas caminham no nosso país. A falta de hombridade por parte da maioria dos políticos brasileiros, só nos trazem decepções. Na verdade, a língua falada, escrita, ouvido e bochechada dentro desse extenso universo de patriotas, são Cifras... Money... Bufunfa... Dinheiro.... – é a lei do toma lá dá cá -. São movidos por essa mola inoxidável, fria e sem alma que destrói as vezes os sentimentos daqueles que não possuem um caráter bem acentuado. A impressão que nos dá é que eles estão convivendo em um bazar bizantino, onde a venda, a compra e a oferta e procura são seus percursores e objetivos. 
Vamos entrar em um tema que acredito nunca poderia existir. AS EMENDAS PARLAMENTARES (País nenhum possui essa prerrogativa), só na Republica das Bananas. O que é isso? Bom ... definindo: São emendas redigidas por parlamentares (o nome já o diz) e que são pleiteadas e inclusas dentro do Orçamento Geral da Uniãopara que se torne obrigatoriedade governamental seu pagamento -, a qual adentra no corpo textual da Lei Orçamentaria Anual (LOA). Já Inclusa nesses Orçamentos as propostas parlamentares podem opinar ou influir na alocação de recursos públicos em funções de compromissos e/ou promessas políticas (?) que assumiram em seus “currais eleitorais “em épocas de campanhas, e dentro de seus mandatos – Promessas disso ou daquilo -. Dentro de minha vivencia, nunca vi nem ouvi falar sobre uma obra realizado por um parlamentar, sinceramente nunca tive esse privilégio. Que seja um simples calçamento numa vila seja calçamento de uma rua ou mesmo um posto de saúde. Talvez o que possa acontecer seja uma “Ong” patrocinada e administrada pelo mesmo, com fins obscuros. O que conheço de parlamentar é legislar. É o seu legado dado pelo povo como seus representantes. Mas aqui em nosso Brasil, essas Emendas possuem obrigatoriedade e legalidade conforme é explicito na Emenda Constitucional nº 86 de 2015 e onde se alterou os artigos 165,166 e 198 da Constituição Federal.
Na verdade, é que o Governo Executivo tem que repassar – por lei - aqueles montantes, ora aprovado pela LOA – Lei do Orçamento Anual, aos ditos parlamentares. Olhe que são milhões de Reais e que não terão retorno. Simplesmente iram desaparecer do Tesouro Nacional para as “promessas e compromissos” dos patrióticos parlamentares. Êita Brasil Velho!  Os governos sempre barganham de quando querem “negociar” algo com o Congresso Nacional, liberando essas verbas. Agora mesmo foram autorizados aos nossos “patrióticos” parlamentares o valor de quase dois bilhões de reais, para esse fim. Por isso acredito que o projeto da “Reforma Previdenciária” tão necessária ao país seja votado e aprovado (um dever constituinte, e pelos quais foram eleito como representantes do povo). Não é segredo para ninguém tais atitudes essas permutas, já vem de muito tempo a pratica. Tanto que o próprio Secretário-Geral de Contas Abertas, Gil Castelo Branco falou:” esse é o idioma das conversas entre o Executivo e o Legislativo. Podem acontecer outras negociações, mas a liberação de emendas nunca deixa de acontecer. Não há irregularidade, visto que as emendas são obrigatórias. Mas os governos, as liberam estrategicamente às vésperas de votações importantes. Sempre foi assim, e agora não parece diferente”.   (Fonte: g1.globo.com em 09/07/2019).
Esse é o panorama que se apresenta no cenário nacional. A política hoje, tornou-se uma profissão de indivíduos que querem galgar status e dinheiro. Nada para o povo!
Faço uma pergunta a mim mesmo. O porquê das “emendas parlamentares”? Porquê instituíram essa reivindicação e que se tornou obrigatoriedade? Aos meus sentidos só aparecem uma resposta verdadeira. Um meio de usufruir do dinheiro do povo descaradamente e com os respaldo da lei. Melhorias ao povo não vejo, talvez apenas engordem as contas bancárias dos “solicitantes”. Quem sabe minha pessoa seja um radical no que se refere ao erário público.
O que vemos em nosso Brasil? A saúde precária e onde falta tudo e os malfeitos são absolutamente absurdos, (tomem por exemplo o caso de Camaragibe/PE) ... A desnutrição, a fome, miséria nas periferias... A educação desvalida de analfabetos e sem disciplinas e o governo obrigatoriamente ter que cumprir alguns “predicados” insuflados por esses patriotas “de meia tigela” que usam seus poderes para alterar emendas constitucionais aos seus “bel prazeres”, para que desfrutem de regalias.
Olho e não vejo esperanças de retroceder esses tipos de procedimentos. É a democracia? Não! É a ganancia. É a cegueira do nosso povo. A democracia é boa, mas muito espinhosa e cheia de labirintos. Seria necessário que existissem políticos que pensassem no povo, que desse valor aos seus cargos e sem levar vantagens. Bom... Um Ufanismo de minha parte!
Mas meu grito continuará... Existe um adágio saído da sabedoria popular que diz: “A fé remove montanhas!” e eu a tenho dentro de minhas convicções como verdadeiras. Nunca deixei nem deixarei de acreditar! Pois passei por fase difíceis em minha vida, e nunca me deixei levar por pensamentos negativos.
PENSAMENTOS: Dentro dos aforismos judaicos encontrei uma frase em que se define tudo que falei nesse meu artigo: “A GANÂNCIA INSACIÁVEL É UM DOS TRISTES FENÔMENOS QUE APRESSAM A AUTODESTRUIÇÃO DO HOMEM”. São nas realidades e pensamentos desses nossos patrióticos representantes.




Nenhum comentário: