Arquivo do blog

Minhas Redes Sociais

quinta-feira, 24 de junho de 2021

APARTHEID SANITÁRIA (UM PASSAPORTE TUPINIQUIM) Edição: Quinta-feira 24/06/2021

 

Sem dúvidas vivemos uma atmosfera inusitada e a meu ver sem fundamentos, ou seja, sem respaldos úteis diante da situação empírica em que vivemos na atualidade, isso relativo ao quadro epidêmico atual como também politico. Onde nada é preservado dentro da lei, existe sempre uma jurisprudência... Uma conotação duvidosa... E até uma “embirra”.

Em se tratando de endemias, evidentemente a baixa eficácia da vacina Coronavac (estudos falam que só possui eficácia de 23%) e a AstraZeneca, que produz  uma melhor eficácia diante da outra – porem sem grandes diferença. Estão no mesmo patamar -, todas porem sem comprovações cientifica que possam creditar suas validezes em praticabilidade, há de saber que são vacinas experimentais e embora aprovadas pela ANVISA o foi em caráter emergencial, não traduz certezas e diga-se de passagem que muitos países desenvolvidos não aceitam o uso  dos referidos imunizantes. Tanto que, devido ao caso de pouca imunidade das vacinas, o Ministério da Saúde já pensa em suspenção das referidas e aqueles que foram imunizados com a Coronavac ( por exemplo) poderão até serem contemplados com um reforço da vacina da Pfizer. (Em estudo essa possibilidade). Haveria então substituições por outras de melhores avaliações.  

Porem, afim de favorecimentos a entidades esportivas (a medida abre portas para muitas facilidades a clubes, inclusive muitos estão à espera da resolução ser validada para imprimir alterações em seus estatutos, como é o caso do Botafogo do RJ), esta sendo criado um Passaporte Nacional de Imunização e Segurança Sanitária (PSS), e que toma como instrumento o Projeto de Lei nº 1674/2021 de autoria do Senador Carlos Portinho (PL-RJ). Destacamos que o dito projeto já passou pelo Senado (72x0) e segui para a Câmara Federal afim de votação. É bom salientar que o projeto tem como definição, permitir aos que foram imunizados com a vacina, circularem por lugares públicos normalmente. Uma grave situação será criada, visto que a imunizações das referidas vacinas, estão colocadas em dúvidas pelo Ministério da Saúde, devido à baixa imunização, como acabamos de anotar acima.      

Tem que ser alertado que se passar esse projeto pela Câmara Federal, será de uma imensa controvérsia. Será criada uma “segregação” social de forma inconsciente, entre os “aprovados” pelos benditos Passaportes  PSS e “aqueles” que não forem contemplados.  

Com isso, será criada uma “apartheid” tupiniquim. Gerara desconforto a sociedade brasileira de uma forma preconceituosa. E a nossa Constituição? Será rasgada novamente? Pelo que sabemos o Artigo 5º nos dar o direito de ir e vir. Tanto eu como você, podemos bater no peito e dizer: “Tenho direito constitucional de ir e vir em todo território brasileiro”. Né verdade? Sendo assim esse projeto não terá amparo legal diante das Leis brasileiras.

Como ficará a situação do brasileiro que por escolha própria ou por questões de saúde, optaram por não imunizar-se pelas vacinas, ou mesmo não puderam tomar ainda? Serão expurgados?  Quem não tiver em mãos o documento  PSS , “cadernetinha de saúde não vai ter valor”, não poderá transitar livremente em solo brasileiro,  não poderá nem mesmo entrar num supermercado, padaria ou mesmo uma farmácia. O Presidente da Republica já declarou que, caso seja aprovado pelas casas legislativas, o projeto será vetado na integra pelo Poder Executivoapesar de que no momento atual a Terceira Via (mandante no país), tornara valida assim mesmo. Alguma dúvida? -. Existiram prerrogativas criadas por “eles“ para tal.    

Interessante é que esse Passaporte PSS, nada valerá para uma entrada de turista ou mesmo assuntos comerciais de brasileiros que desejem ou possa usa-lo para fins de trabalho fora do país, algumas nações em seus territórios, advertem que as referidas vacinas (Coronavac e AstraZeneca) não são aceita como imunizantes, a exemplo de Itália; Dinamarca; USA; Reino Unido, etc. Quer dizer... Só terá  serventia esse PSS em Tellus Brasillis.

Esse tipo de projetos só serve mesmo para barganha. A definição escrita diz textualmente, porem existem outras diretrizes ocultas (via indiretas): “Cria o Passaporte Nacional de Imunização e Segurança Sanitária (PSS) contendo informações sobre vacinação, testagem e recuperação de doença infectocontagiosa de seu portador, que poderão subsidiar a suspensão ou o abrandamento de medidas restritivas para enfrentamento de situação de emergência de saúde pública”.

Claro que um documento desse tipo é valido, seria de grande valor para intercâmbios internacionais para todas as áreas (turismo; comercial entre outros). Porem que fossem em termos unificados por todos os países. O mesmo poderia ser alocado dentro do passaporte. Mas como esta sendo desenhado o projeto, é definitivamente improprio para ser usado no país continental como o nosso.  Sabe-se das dificuldades em imunizar a população brasileira, como também a ineficácia (informe das autoridades que a vacina só imune 23%, ou seja, quase nada). Somos um país de um grande território, além de estarmos num patamar de atraso perante o primeiro mundo. Temos dificuldades em nossa logística para implantação de um sistema vacinatório de grande alcance para toda a população, principalmente regiões longínquas, tipo Pantanal, Amazônica, Reservas indígenas ou mesmo os remotos Recantos nordestinos.    

É temerária a criação nesses termos do PSS. Gerará graves consequências em todos os setores socioeconômico do país. Na verdade estamos presenciando as dificuldades tanto do comercio, indústria, turismo entre outras áreas, com essa pratica de “lockdowns” sem efeitos. Na verdade, será proveitoso para alguns privilegiados e não para o povo.

Haverá sim, distinções e ocorrerão muitas controvérsias e por que não dizer um APHARTHEID, e com isso, variantes. A saber: criações de correntes de opiniões contrariam e sem dúvida, serão direcionados para questões politicas, e onde muitos políticos estarão a postos com suas demagogias insanas tirando proveitos próprios e o povo será enganado e surgiram partidários que se gladiaram como fossem torcidas organizadas. Isso é fato!  .

Enfim, nosso Brasil realmente é um país de muitas faces e facetas. Acreditamos que sempre haverá esperanças, pois como dizem: Deus é brasileiro!

O fato é que em 1997 o papa João Paulo II disse em sua visita ao Brasil: “Se Deus é brasileiro, o papa é carioca.”

FONTES DE CONSULTAS

https://vidadestra.org/

https://www.focus.jor.br/baixa-eficacia-ministerio-da-saude-quer-encerrar-uso-da-coronavac-no-pais/

https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2021/03/22/astrazeneca-vacina-tem-eficacia-de-79-e-nao-provoca-risco-de-coagulos.htm

https://www25.senado.leg.br/web/atividade/materias/-/materia/148277

https://esportes.r7.com/futebol/carlos-portinho-pl-rj-explica-projeto-de-lei-clube-empresa-02042021

PENSAMENTO

Você tem que ter uma atitude positiva e tirar o melhor da situação na qual se encontra” – Stephen Hawking.

Nenhum comentário: